»Î•S« ÏÑVŧخE§ ÐE §Å£Å

Criar uma Loja Virtual Grátis

Tudo Sobre Hacker!!!

Tudo Sobre Hacker!!!

Hacker! O que é isso?

Há vários conceitos sobre esse assunto e muitas interpretações, mas na realidade o que é um Hacker?

Primeiramente, vamos identificar o termo: Hacker, originalmente, designava qualquer pessoa que fosse extremamente especializada em uma determinada área. Qualquer fera em qualquer assunto, poderia ser considerado um hacker. Por exemplo: sua Tia Maria pode ser um hacker da culinária, ou seu músico predileto pode ser um hacker da música.... Se o significado original não tivesse sido desviado hoje teriamos hackers de vários aspectos. Mas somente com a ajuda do cinema americano, é que o termo Hacker de Computador passou a ser utilizado largamente, mas nem por isso perdeu sua identidade.


Vejamos o que diz o dicionário:


Dicionário Michaelis:


Pessoa viciada em computadores, com conhecimentos de informática, que utiliza esse conhecimento para o benefício de pessoas que usam o sistema ou contra elas.


Dicionário Houaiss:


Entusiasta de computador; aquele que é perito em programar e resolver problemas com o computador; pessoa que acessa sistemas computacionais ilegalmente’, do verbo (to) hack ‘fazer cortes ou talhos, entalhar, picar, recortar, dar golpes constantes, golpear, cavar (terra) com picaretas ou enxada’.Concluímos que hacker é um ser de grande conhecimento, capaz de ver vulnerabilidades, onde antes parecia estar perfeito.


Como surgiu o Hackerismo?


Na década de 60 alguns estudantes do MIT (https://www.mit.com/) muito bons em lidar com computadores, se autodenominaram hackers. Na década de 80 a Internet se popularizou nos EUA e os jovens americanos começaram a perceber que era fácil e divertido explorar falhas de segurança em computadores. O filme Hackers (1995) com Angelina Jolie retrata bem este período. Foi nesta época que começou a ser usado o termo Script Kiddie para se referir aos adolescentes que usavam códigos prontos, mesmo sem saber direito como funcionam. Foi nos anos 90 que a Internet mostrou seu potencial para o comércio e os antigos Script Kiddies se profissionalizaram e tornaram-se Security Office. Após o atentado de 11 de setembro, a legislação americana ficou muito rigorosa com as ações hacker. Isto fez reduzir bastante estas atividades em solo americano.
No Brasil a Internet só foi liberada a população no final de 1994. Antes já existia formas de acesso restrita ao meio acadêmico ou aos freqüentadores de BBS. Os brasileiros conheceram a Internet bem depois dos americanos. O filme Hackers é de 1995 e em 1996 o hacker Kevin Mitnick já estava até preso.
Hoje no Brasil temos todas as fases americanas acontecendo simultaneamente:
- jovens baderneiros desfigurando sites e colocando o Brasil como o primeiro domundo em pichação;
- estelionatários e pessoas descontentes com a distribuição de renda no Brasil que usam a Internet para desviar dinheiro de contas correntes.
O crime organizado já está de olho nas oportunidades de fraude que a Internet permite e a polícia ainda não está preparada. A invasão arte, pelo prazer e aventura, é cada vez mais rara.


Hackers e Crackers


Hackers


Na verdade, os hackers são os bons mocinhos. Para os fãs de Guerra nas Estrelas, pensem no hacker como cavaleiro Jedi bonzinho. Ele possui os mesmos poderes que o Jedi do lado negro da força (cracker) mas os utiliza para proteção. É um curioso por natureza, uma pessoa que têm em aprender e se desenvolver um hobby, assim como ajudar os "menos prevalecidos". Um bom exemplo real foi quando o cracker Kevin Mitnick invadiu o computador do analista de sistemas Shimomura. Mitnick destruiu dados e roubou informações vitais. Shimomura é chamado de hacker pois usa sua inteligência para o bem, e possui muitos mais conhecimentos que seu inimigo digital. Assim facilmente montou um honeypot (armadilha que consiste em criar uma falsa rede para pegar o invasor) e pegou Kevin. Infelizmente a impresa confundiu os termos e toda notícia referente a baderneiros digitais se refere à hacker.



Crackers


Esses sim são os maldosos. Com um alto grau de conhecimento e nenhum respeito, invadem sistemas e podem apenas deixar a sua "marca" ou detruí-los completamente. Geralmente são hackers que querem se vingar de algum operador, adolescentes que querem ser aceitos por grupos de crackers (ou script kiddies) e saem apagando tudo que vêem ou mestres da programação que são pagos por empresas para fazerem espionagem industrial. Hackers e crackers costumam entrar muito em conflito. Guerras entre grupos é comum, e isso pode ser visto em muitos fóruns de discussão e em grandes empresas, as quais contratam hackers para proteger seus sistemas.


Classificação dos Hackers


Talvez você encontre na Internet algumas páginas querendo classificar os hackers em carders, newbies, lamers, warez, gurus, etc... Sinto desapontá-lo, mas tal classificação não existe.
Porém admite-se no meio hacker o uso do termo LAMER, geralmente em tom pejorativo, para designar àqueles que estão começando e às vezes fazem perguntas infelizes e dão passos maiores que as proprias pernas.


Por que alguém se torna Hacker?


Essa é uma pergunta que tende a ter uma resposta muita ampla, os motivos são vários abaixo vai uma listinha com os principais motivos que levam um ser humano normal desejar se tornar um hakcer:
Por vingança;
Para obter proveito financeiro;
Pela sensação de poder;
Por curiosidade;
Pela diversão;
Pela aventura;
Para sabotar adversários e concorrentes.
Como se tornar um Hacker?

Essa talvez seja uma das pergutas mais freqüentes em sites, listas de discusões, fóruns e etc... De uma coisa tenho certeza, as pessoas pensam que se tornar hacker é como uma receita de bolo, na realidade as pessoas não imaginam o quanto esse início tem que ser autônomo. Mas vamos ver os passos iniciais para quem quer se tornar um verdadeiro hacker.
Antes de tudo, podem discordar de mim algumas pessoas, mas um hacker é como um músico, um artista plástico. Hacker nasce hacker, ou seja, desde cedo vem com um dom dentro de si que aparece com os anos. Este dom é aquele de não se conformar com certas coisas, ser curioso e acima de tudo, ter uma vontade sobre-humana de estudar e aprender.

Mas na realidade como me tornar um hacker? Ou melhor como sei se nasci para ser um hacker?

Ora, meu nobre leitor, apenas olhe dentro de você e veja se isto é uma fagulha que vai alimentar a fogueira, ou simplesmente uma ilusão ou desejo passageiro. Se você realmente quer se tornar um deles, tem agora a minha receita: estude, depois estude e depois estude. Ou seja, você precisa estudar e muito para que possa atingir o grau que você deseja, o que significa um trabalho duro e longo a ser percorrido.
Agora, existe no meio do caminho a grande tentação de utilizar seu conhecimento para coisas não muito nobres, usar todos os seus conhecimentos para prejudicar pessoas que ainda não são conhecedoras do perigo que a internet pode trazer ou ser um bonzinho na história, usando seus conhecimentos para o bem e o avanço de toda essa comunidade.


O que eu preciso para ser um hacker?


CONHECIMENTO – Que você só vai obter se ouver uma dedicação sem limites da sua parte. Procure sites, listas de discussões e o principal coloque sua cabeça pra funcionar e ter algumas idéias malucas, pra ser sincero essas idéias é o que mais ajuda.
EQUIPAMENTO – Qualquer equipamento pode ser usado. É claro que uma máquina antiga, vai dificultar ou impedir o uso de algumas técnicas. Mas um hacker não pode ser hacker, apenas se tiver determinado equipamento ou sistema operacional. É comum dizerem por aí que hacker só usa UNIX, Linux. OK! Mas se este "hacker", só tiver disponível uma máquina com Windows, ele deixa de ser hacker?
CONEXÃO DE REDE – Você vai precisar de uma conexão de rede local ou de Internet. Algumas ações hacker podem ser feitas em um micro isolado, mas a maioria são ações em rede.
CORAGEM – É preciso ter coragem para baixar programas hacker, acessar sites hackers e também colocar em prática algumas técnicas. Pois fisicamente falando toda ação tem uma reação, o mais comum no mundo hacker, é ser contra-atacado.
DEDICAÇÃO - você vai precisar praticar bastante e isto só será possível se dedicando aos estudos. Apenas algumas horas por semana pode não ser suficientepara torná-lo um hacker.

Por que dizem que não se aprende a ser hacker em cursos?

Olhe bem! Ser hacker depende de muita dedicação, chegando a ser um trabalho muito autônomo, mais isso não quer dizer que ter um curso de hacker, não vá lhe ajudar, pelo ao contrário, irar lhe ajudar e muito. Você escaparar de um trabalho cansativo, que é o de saber por onde começar e ainda terá alguém capaz de lhe aconselhar dos riscos que você pode correr. Em geral é muito bom os cursos que saíram por aí, mas tem um problema, as pessoas se acomodam muito quando estudam por cursos, isso você não pode fazer.

O que devo aprender?

Aqui vão algumas dicas do que estudar para ser hacker!

Redes locais e Internet – Você precisa conhecer a fundo tanto as redes locais como a de internet. Existem vários cursos sobre os mesmo na internet, meu conselho é que você baixe alguns e comece a estudar, até obter uma boa noção de como a coisa funciona.
Conhecer a fundo vários sistemas operacionais – Algumas revistas, sites e pessoas em geral gostam de dizer que um hacker tem que conhecer UNIX muito bem. É verdade, mas, mais verdade ainda, é que ele tem que conhecer vários sistemas operacionais. Vamos dizer que ele se disponha de um computador que utilize apenas Windows, ele deixará de ser hacker por isso?
Conhecer a fundo uma ou mais linguagens de programação – É essencial a todo custo que o úsuario, conheça muito bem pelo menos duas liguagens de programação. Existem até algumas dicas sobre qual você deve aprender, mas no meu ponto de vista, pode ser qualquer uma o importante é que conheça-a bem, mas num seria nada chato, se uma dessas linguagens fosse C, C++ ou Assembly.

Como saberei se já sou um Hacker?

Não existe órgão, grupo ou pessoa com poderes para proclamar você hacker. Mas entenda o seguinte: somos o que fazemos. Se você faz uso das técnicas, as pessoas que tomarem conhecimento disto vão aceitá-lo como hacker. Por outro lado, mesmo que você tenha o conhecimento, se não fizer uso das técnicas dificilmente alguém o reconhecerá como hacker. Ás vezes alguém pouco capaz, por conta de uma ação desastrosa, é apresentado pela imprensa como hacker. Nestes casos a população aceita a pessoa como hacker, mas os hackers que realmente entendem do assunto não vão considerar esta pessoa como um dos seus.Não tenha pressa ou preocupação em ser reconhecido como hacker. Siga o seu caminho preocupado apenas em entender e dominar as técnicas. Mas faça uma reviravolta de vez em quando. A cultura hacker é o que os antropologistas chamam de cultura de doação. Você ganha status e reputação não por dominar outras pessoas, nem por ser bonito, nem por ter coisas que as pessoas querem, mas sim por doar coisas. Especificamente, por doar seu tempo, sua criatividade, e os resultados de sua habilidade.

Como ser reconhecido como Hacker?

A algumas coisas que são essenciais, para ser reconhecido como Hacker:


Contribuir com a comunidade hacker, seja na forma de artigos, ferramentas, exploits ou ações hacker consideradas éticas;
Se relacionar com os hackers da elite mundial;
Participar de listas de discussão e de projetos que de alguma forma contribuam para a afirmação da sua condição de hacker.
Você não é hacker se:




Você pirateia software ;
Você espalha viroses (qualquer um com um pouco de conhecimento de Assembler pode criar um vírus);
Você deleta arquivos alheios e destrói seus sistemas (qualquer um pode deletar um arquivo);
Você rastreia empresas de cartão de crédito ou bancos para conseguir dinheiro.
"O hacker também é um cara ético, sabe que tem nas mãos um conhecimento que não pode ser passado para qualquer um, senão muita gente imatura faria bobagens por aí... Este é o verdadeiro hacker, o cara consciente e que sabe das coisas, aquele a quem eu rendo as minhas homenagens e admiro profundamente".


Como não ser pego?


O erro que provavelmente todo hacker comete é que ele ou ela torna-se muito convencido ou popular. Não saia gritando que é um hacker na escola. Confie em menos pessoas possíveis. Quanto menos pessoas souberem que você está nisso, melhor. Não faça coisas idiotas, como hacke(ar) da sua própria casa a algum sistema de alta segurança. Embora este método está agora, "fora de moda", desde que existem meios mais fáceis de esconder sua identidade quando hack(eando) pela Internet. Existem vários meios para dificultar o rastreamento quando hack(eando) sistemas da Internet. Um deles, é conectar-se em diversos servidores com Telnet antes de acertar o seu alvo. Isto tornará o rastreamento muito mais difícil. Tente conectar-se a sistemas localizados em outros países. Nunca tente hack(ear) uma instituição governamental, você irá ser pego e irá para a cadeia! Não seja estúpido achando ser bom demais para ser pego. Nunca fale sobre hack(ear) ao telefone principalmente nos sem fio, você nunca sabe quem está ouvindo. Encripte suas mensagens de e-mail. Seja um pouco paranóico! Quanto mais paranóico você for, menos chance você terá de ser pego.


Os maiores Hackers, Crackers e Phreakes do Mundo

Vamos conhecer agora os maiores feitores do mundo, aqueles que fizeram fama, em suas idéias. Vamos conhecer um pouco da história de cada um.

Kevin David Mitnick (EUA)





Kevin David Mitnick (6 de agosto de 1963) foi o cracker mais famoso dos anos 90. Mitnick cometeu os primeiros delitos em 1980. Invadiu vários computadores, como o da NSA, do centro de espionagem dos Estados Unidos, de operadora de celulares, de empresas de tecnologia e provedores de internet. Foi preso em 1995 e libertado em 2000 após pagar uma fiança de U$4000. Ficou três anos em liberdade condicional, sem poder conectar-se à internet. Hoje trabalha como consultor de segurança na Web.
Sua história começa na adolescência em Los Angeles, durante os anos 70, quando invadiu o computador da sua escola e alterou algumas notas. Pouco tempo depois, passou a interessar-se pela pirataria de sistemas telefônicos. Para isso, chegou a invadir as instalações da Pacific Bell para furtar manuais técnicos. Entretanto, como ele tinha apenas 17 anos, acabou não sendo condenado.

Kevin Poulsen (EUA)





Amigo de Mitnick, também especializado em telefonia, ganhava concursos em rádios. Ganhou um Porsche por ser o 102º ouvinte a ligar, mas na verdade ele tinha invadido a central telefônica, e isso foi fácil demais.

Mark Abene (EUA)





Mark Abene (1972- ), ex-hacker norte-americano. Conhecido pelo pseudônimo de Phiber Optik, inspirou toda uma geração a fuçar os sistemas públicos de comunicação (particularmente a telefonia) e sua popularidade chegou ao nível de ser considerado uma das 100 pessoas mais "espertas" de New York. Foi preso por um ano em 1994 por conspiração e acesso não autorizado a sistemas de computador e telefônicos.
Trabalha atualmente como consultor em segurança de sistemas.

John Draper (EUA)





John Draper (EUA) Praticamente um ídolo para uma geração de Hackers, introduziu o conceito de Phreaker, ao conseguir fazer ligações gratuitas utilizando um apito de plastico que vinha de brinde em uma caixa de cereais. Obrigou os EUA a trocar de sinalização de controle nos seus sistemas de telefonia.


Johan Helsingius (Finlândia)





Johan Helsingius (Finlândia) Responsável por um dos mais famosos servidores de email anônimo. Foi preso após se recusar a fornecer dados de um acesso que publicou documentos secretos da Church of Scientology na Internet.

Tsutomu Shimomura





Tsutomu Shimomura é um cientista da computação e hacker notório. Teve grande influência na captura de Kevin Mitnick, um dos maiores hackers de todos os tempos.

Nunca pare de aprender

Não pare aqui! Depois de entender sobre redes e UNIX, continue aprendendo mais. O que sobrou? VAX/VMS, que é outro sistema operacional encontrado em alguns computadores conectados na Internet. Você pode começar explorando o mundo da criptografia (o que é suicídio se você odeia matemática). Mantenha-se atualizado nos novos desenvolvimentos em tecnologia. Simplificando: aprenda tudo o que puder todo dia.

Eis algumas habilidades de Kevin Mitnick (talvez o mais famoso hacker de todos os tempos): VM/CMS, OS/VS1, DOS/VSE, MS-DOS, RST/E, VAX/VMS, UNIX,... Familiarizado com algum destes? Isto só nos faz pensar em uma coisa, vamos estudar!!!

Sempre digo que conhecimento é apenas metade do que faz um hacker. A outra metade é a ética. Você pode ser um perfeito gênio, mas se não tiver ética, você está no mesmo nível de um criminoso. Todo hacker possui um código de ética.

Obrigado e Boa Sorte!

Pessoal chegamos ao final deste tutorial, espero ter satisfeito a curiosidade de vocês e desejo que esse tutorial possa servir na sua carreira Hacker. Não pare de estudar, todo dia você deve aprender algo mais e espero que um dia você possa chegar ao seu objetivo de se tornar um Hacker.

chat insite

 

Page 1

 

 




Total de visitas: 10825